Trânsitos – Instituto Tomie Ohtake

FAQ

Podem participar grupos e coletivos da cidade de São Paulo e Grande São Paulo, com até 5 integrantes, maiores de 18 anos, que já desenvolvem um trabalho juntos ou que se reuniram como grupo para aplicar um projeto para esse edital. Daremos prioridade às inscrições de mulheres que residam e atuem nas periferias da abrangência deste edital, bem como as mulheres e demais pessoas inscritas que se autodeclaram negras, indígenas, trans e/ou que estejam em alguma situação de vulnerabilidade social.

Os grupos podem, originalmente, ter mais de 5 integrantes, mas deverão inscrever, para fins deste edital, apenas 5 integrantes que participarão do processo de formação e acompanhamento.

O valor destinado aos contemplados visa fomentar o projeto submetido, logo, os recursos financeiros devem ser utilizados única e exclusivamente para o desenvolvimento do projeto contemplado. No ato da inscrição, junto ao projeto, os grupos deverão inserir uma proposta de utilização orçamentária,considerando o repasse do valor em duas parcelas. Uma no início e outra na metade do processo, após prestação de contas parcial. Importante ressaltar que os grupos podem considerar, inclusive, a remuneração de seus integrantes durante o projeto.

Não. O Edital é exclusivo para pessoa física, logo não se faz necessária a emissão da nota fiscal. 

O produto cultural é o projeto artístico-cultural que você e o grupo irão desenvolver durante a formação. Exemplo: Um show, um documentário, uma exposição, uma pesquisa. 

O projeto deve ter um calendário/cronograma de até 4 meses, visto que esse é a duração do Programa e da formação.

Sim. O projeto visa formar o grupo, logo todos precisam participar das formações nas modalidades online e presencial. Ressaltamos que, conforme o edital, a participação/presença mínima é de 75% dos encontros.

Não. O seu projeto será executado preferencialmente no território de origem do grupo, ou em outro lugar em que se adeque. Ao final do ciclo formativo o grupo realizará a mesma ação no Instituto Tomie Ohtake, quando possível, ou um relato/apresentação do que foi desenvolvido. 

O projeto será apresentado em dezembro de 2023 no Instituto Tomie Ohtake. Essa apresentação consiste no resultado do projeto, podendo ser exatamente o produto realizado no local de atuação do grupo, ou um relato/apresentação do que foi desenvolvido através de fotos, vídeos e outros formatos possíveis. 

O Programa Trânsitos contemplará projetos artístico-culturais de diferentes linguagens isoladamente ou de artes integradas. 

Entendemos como linguagens artísticas: Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artes do Corpo, Dança, Música, Audiovisual, Intervenção Urbana, Multimeios e Pesquisa ligada ao meio artístico-cultural e à produção cultural. 

Sim, desde que seja realmente necessário para a estruturação e desenvolvimento do seu projeto.

Até o da 12 de julho de 2023 às 23:59

Sim, porém se ambos forem aprovados você deverá escolher apenas um projeto para seguir durante a formação.

Se você for proponente, poderá inscrever apenas um projeto.